Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

OVOS - Benefícios



Estava querendo postar algo sobre ovo, como escolher, quanto tempo de cozimento, aí me deparei com esta publicação cheia de riquezas. Lá no finalzinho do post tem a fonte. Então vamos lá, se preparem porque é rico em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e é barato.


Há umas duas semanas atrás levei o André ao pediatra para retorno e verificar os exames, aí você me pergunta o que o André tem que ver com isto?
Com este post, pois é, nada. Então vamos adiante, o resultado de seus exames foram quase todos bons, menos um que acusou uma anemia. E para ajudar a combater dali gemas que é rica em ferro e verduras de tons verde escuro, tais como espinafre, rúcula, brócolis e outros.


Neste post vamos mostrar os benefícios que ele traz. Futuramente poderemos abranger outros assuntos relacionados ao ovo.

Você sabe o que há no ovo?
Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 cal. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.

Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade dela está na gema. Tem 4,5g de gorduras, somente um terço desta é gordura saturada.

Benefícios do ovo
Manutenção do peso: as proteínas deste alimento proporcionam a saciedade, portanto se uma pessoa ingerir ovos, sente-se satisfeita rapidamente. 

Produção de forma muscular: as proteínas presente no ovo, além de fornecerem forma muscular, auxiliam na diminuição da perda da massa muscular em idosos.

Gravidez: para as futuras mamães a gema do ovo é fonte de colina, que auxilia na formação do sistema nervoso central do bebê. Saiba que 2 ovos tem
aproximadamente 250 miligramas de colina, o que equivale a metade das necessidades  do que a gestante ou a mulher que esta amamentando precisa.

Mantenedor da função cerebral: a colina é vital para manter a estrutura das membranas celulares em adultos. Além de ser fundamental para a transmissão das mensagens do cérebro, por meio dos nervos para os músculos.

Visão: o ovo contém os componentes  luteína e zeaxantina, que previnem degeneração muscular,doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.

Pressão sanguínea: Há estudos que indicam que as proteínas presentes nos ovos podem tem efeitos aos inibidores do ACE, medicamentos utilizados para tratar a pressão alta. Verificou-se que há vários peptídios diferentes em ovos cozidos e fritos que agem como potentes inibidores ACE e as enzimas no estomago e intestino delgado produzem esses peptídios a partir dos ovos. Foi revelado que os ovos fritos têm maior índice de atividade inibidora ACE do que os ovos cozidos.

Colina: é um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas. As fontes principais de colina são alimentos como ovo, fígado de galinha, vitela e de vaca, a mostarda, cereais integrais, entre outros.

É sempre bom aprender um pouquinho mais.










7 comentários:

Unknown disse...

Olá! Adorei seu post. Muito bom mesmo saber mais um pouquinho sobre os alimentos, valeu!
Bjs

♥ Wilma ♥ disse...

Tania, eu amo ovo, se pudesse comia todo dia mas sei que tudo que é demais faz mal...rsrs

sonia tolfo disse...

Muito interessante a postagem sobre o valor nutricional do ovo, gosto mas consumo pouco, falta de hábito talvez.
Adorei o nome do seu blog, "arroz di leite" é um dos meus doces preferidos. Obrigada pela visita ao "mattiva", estou te seguindo também.
Abraços!
Sonia

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Nossa adorei o post cheio de informações maravilhosas, bjs Tânia e um lindo fim de semana, Ana ;).

Simone Felic disse...

Nossa , quanta informação, estão sendo generosos com ele, eu adoro mas da pior forma fritos,
beijinhos .
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Nal Pontes disse...

Oi Tania, que bela postagem, amei conhecer mais sobre as proteinas do ovo. Amei sua doce visita no meu cantinho. Vim aqui te desejar desde já um feliz dia da mulher. bjssss

Catarina H. disse...

Eu adoro ovos, de todas as maneiras e feitios, todas as receitas! Mas tenho que ter um pouco de cuidado com a quantidade diária que ingiro (infelizmente), pois tenho o colesterol um pouquinho acima do ideal e tenho que ter atenção à ingestão de gordura, que o ovo tem. Mas vou tentando rodear a questão do colesterol, usando mais a clara (em omeletes, por exemplo).
Obrigada pela partilha! Boa semana!